sexta-feira, agosto 18, 2006

Mercado externo aberto aos escritores

15-08-2006
por Luís Pedro Silva

Os escritores açorianos têm uma nova oportunidade para publicar os seus trabalhos no exterior, através das Edições Macaronésia, que garante para já a venda dos livros na FNAC e também na BragaBooks.

A Editora garante ainda estar em negociações para colocar os seus livros em outros mil postos de venda.

A empresa, fundada a 20 de Julho de 2005 por José Pacheco de Almeida, foi transaccionada por um valor simbólico para o sociólogo Alberto Peixoto, com o objectivo de "constituir um espaço de divulgação de autores da Região", revela o seu novo proprietário.

O princípio da editora é o de conceder oportunidades aos autores de Cabo Verde, Madeira e Canárias para também publicarem as suas obras e não tem a pretensão de atingir resultados financeiros positivos.

"A editora não visa o lucro, porque os montantes apurados vão-se diluindo na rede de distribuição, porque se trata de um mercado complexo", declara o sociólogo Alberto Peixoto.

O perfil dos escritores também está definido e procura-se pessoas "que ainda não conseguiram publicar os seus trabalhos e não estão preocupadas com o lucro", que passam estar "inseridas numa grande rede de distribuição a nível nacional".

Alberto Peixoto afirma que o acordo com uma rede de distribuição que implica mil postos de venda "está bem encaminhado mas ainda não foi assinado", a que acrescenta que a concretizar-se o negócio esse vai permitir "esgotar automaticamente" a primeira edição de um novo trabalho.

A implementação de uma grande rede de distribuição a nível nacional vai permitir divulgar os livros em todos os concelhos de Portugal Continental, Açores e Madeira, enquanto a colocação dos livros na FNAC permite uma exposição "numa rede que vende muito bem", assegura Alberto Peixoto.

Experiência
O primeiro livro a ser colocado no mercado pela editora foi o último trabalho científico de Alberto Peixoto , que se encontra à venda na FNAC - Lisboa, Porto, Coimbra e Faro - e na BragaBooks, considerada a maior livraria de Braga, enquanto no mercado interno se encontra na Livraria Sol Mar e na Livraria Gil.

Alberto Peixoto publicou quatro livros na sua carreira e conhece as "dificuldades que um escritor açoriano passa para publicar um trabalho e colocar os livros em postos de venda de dimensão nacional" e por isso assume o projecto das Edições Macaronésia, continuando a primeira fase do trabalho de João Pacheco de Almeida, que "não conseguiu concretizar alguns dos objectivos que tinha definido" e então propôs ao sociólogo assumir a empresa.

Alberto Peixoto recebeu a editora e pretende concluir a ideia inicial."O projecto tem todas as condições para andar e ser uma alternativa e possibilidade de muitas pessoas que no passado não conseguiram publicar os seus trabalhos, apesar de fazerem trabalhos com muita qualidade", diz.

Peixoto reitera estar certo de que a Editora Macaronésia "vai dar oportunidade de serem publicados mais livros nos Açores".

Entretanto, a nova editora também criou um blog - http://edicoesmacaronesia.blogspot.com - para divulgação dos novos trabalhos e promoção da empresa.